Aplicação e Vantagens dos relatórios geoespaciais
Os relatórios geoespaciais são análises profundas geradas por meio da utilização de satélites geoestacionários e têm se apresentado como a solução mais promissora para o gerenciamento e acompanhamento de projetos e atividades de engenharia em diversos mercados como, Energia, Saneamento, Agricultura, Telecom além de apresentar eficientes soluções para o segmento Marítimo e Gestão de desastres.
Para atingir o objetivo desejado com os relatórios espaciais é essencial atender a percepção do gerador do relatório (equipamento) e a perspectiva do usuário. Isso quer dizer entender fatores determinantes de cada um, como:
Gerador: precisão geométrica, a genealogia dos dados, integridade dos dados e consistência lógica da informação;
Usuário: adequação ao uso, aplicabilidade às suas necessidades, acessibilidade em relação a interpretação, facilidade de compreensão e custo.
Princípios qualitativos para dados geográficos em relatórios geoespaciais
Uma vez que o conceito de relatório geoespacial foi entendido, é preciso entender mais a fundo a complexidade dos dados espaciais que podem ser gerados e que são utilizados em projetos atualmente.
De acordo com a Norma ISO 19157:2013, que estabelece os princípios qualitativos para a descrição de dados geográficos, são estipulados seis elementos de qualidade de dados espaciais: completude; acurácia posicional; acurácia temática; acurácia temporal; consistência lógica; usabilidade; e seus respectivos subelementos. Entenda melhor:
Completude: é a relação entre os objetos representados no conjunto de dados espaciais e os que conformam o modelo cartográfico da realidade;
Acurácia Posicional: esta componente de qualidade faz referência à acurácia planimétrica e altimétrica do conjunto de dados;
Acurácia temática: referente à acurácia dos atributos de um conjunto de dados espaciais em relação à verdade do terreno.
Acurácia temporal: indica quando ocorreram as mudanças ao tempo da observação da evidência; ou ao tempo em que é realizada a carga das mudanças no banco de dados.
Consistência lógica: é o elemento de qualidade de dados espaciais cujo objetivo é avaliar a integridade estrutural de um conjunto de dados;
Usabilidade: é o aspecto de qualidade que avalia se um produto atende a especificações de determinados usuários
Todas essas qualidades e atributos podem ser observados por meio de relatórios geoespaciais, que são realizados pela tecnologia de satélites. As contrutechs, startups do segmento de construção, já estão aproveitando a inovação neste sentido.
Sendo TEHO Engenharia uma Construtech fundada com objetivo de contribuir para a evolução do mercado de engenharia, foi firmado acordo de representação com a STE - Singapore Technologies Engineering para a divulgação e comercialização da ferramenta Geo Insights.
Especificações da ferramenta Geo-Insights
A obtenção dos dados de imagem é feita com a utilização de satélites próprios da STE Geo-Insights, como por exemplo, o Teleos 1, que realiza uma rotação global a cada 96 minutos.
Os relatórios geoespaciais podem ser aplicados ao Setor Energético, na Agricultura, no Gerenciamento de Desastres, na Gestão de Infra Estrutura e Smart Cities e na Gestão de Segurança.
Para a solicitação do relatório, o cliente necessita prestar somente 3 informações básicas:
Passo 1: região ou área de cobertura a ser monitorada para a captura de imagens
Passo 2: definição da necessidade da resolução das imagens (0,5 a 1,5m)
Passo 3: demanda da frequência para geração dos relatórios (diária, semanal, mensal, anual).
O relatório Geo-Insights é suportado por uma ampla gama de software do mercados, tais como, ArcGIS, QGIS, ESA Snap, Google Earth.
Informações disponíveis no relatório geoespacial da Geo-Insights
Os relatórios geoespaciais Geo-Insights podem disponibilizar diversos conteúdos em atendimentos à demanda dos cliente:
Mapas digitais do terreno - MDT e Mapas digitais de superfície - MDS
Monitoramento de progresso de obras e da construção civil, tais como, rodovias, oleodutos, subestações, fazendas de energia solar, plantas industriais , etc
Classificação da terra (floresta, urbano, água, etc)
Detecção de evolução de ocupação de faixa de domínio por vegetação e ocupação urbana
Rota de otimização para análise de traçados e planejamento de rotas de linhas de transmissão
Monitoramento da evolução de desastres ecológicos e ambientais
Monitoramento e vigilância de sites
Relatório de status comparativo de site/localidades em datas distintas
Os relatórios proporcionam aos clientes rapidez e otimização na obtenção de informações para tomada ágil de ações e, por consequência, aumento de eficiência e redução de custos.
Quer saber mais? A TEHO Engenharia está à disposição para o agendamento de apresentação técnica da ferramenta Geo Insights e suas vantagens para o seu negócio.
Comments