Estudo realizado por técnicos do governo e antecipado no dia 19/08/20, em matéria do Valor Econômico, apresenta cinco cenários para o futuro da Telebras. Trata-se da liquidação parcial da operação de satélite e de redes terrestres de rádio e fibra óptica.
Nesse caso, a venda seria parcial com a transferência do controle da banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) para a iniciativa privada. Porém, manteria o controle da banda X com o Ministério da Defesa.
A segunda opção prevê a venda integral dos ativos para a iniciativa privada, com a posterior liquidação da empresa. Segundo a matéria do Valor, essa escolha é considerada pouco provável devido aos interesses do governo envolvidos tanto na política pública de conexão quanto de uso estratégico pelo setor militar, sobretudo na costa e nas regiões de fronteira.
A terceira opção seria a venda da totalidade das ações detidas pela União em leilão na bolsa. As duas últimas opções manteriam a Telebras sob o controle do governo federal, mas com a condição de torná-la mais eficiente e sem precisar de aportes do Tesouro.
A decisão final caberá ao comitê interministerial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que ficará responsável, caso a opção seja pela venda da empresa.
Comments