Atualmente, o grande desafio do nosso dia a dia é vencer o tempo. Estamos no desenvolvimento e na operação de projetos, contratos e demais demandas, todas exigindo uma solução imediata e precisa, resultado da análise de muitas informações hoje disponíveis. Este é o cotidiano das companhias. Na infraestrutura, no setor de energia, não é diferente. A exemplo do Leilão de Transmissão da ANEEL, a quantidade e qualidade da informação atrelada ao tempo de desenvolvimento do business plan faz a diferença para o bid.
Em linhas de transmissão, particularmente, requer estudos que envolvem o envio de equipes em campo para realização de levantamentos e pesquisa de uso do solo, relevo, tipo de solo e dificuldades locais, o que necessita em muitos casos grande experiência do profissional deslocado, elevado custo e tempo. O resultado deste trabalho pode restringir as soluções que virão a comprometer o resultado do bid.
Uma nova ferramenta que combina inteligência artificial, imagens de satélite de alta resolução, algoritmos personalizáveis e um relatório de análise de superfície que pode ser integrado a ferramentas como o CAD, já existe no mundo para contribuir com otimização a melhorar o trabalho das empresas, reduzindo tanto os custos quanto os prazos dos projetos.
Otimização de linhas de transmissão
As estratégias das empresas atuantes neste mercado passam pela precificação e engenharia das características sócio-ambientais do traçado da linha de transmissão.
A solução da Teho Engenharia é fornecida pela ST Engineering GeoInsights, uma empresa de Cingapura especializada em oferecer análises, produtos de informação e serviços de valor agregado com base em imagens de satélite e informações de sensoriamento remoto para atender à crescente demanda global por insights oportunos para as indústrias marítima, agrícola, infraestrutura & energía e ambiental.
A mesma permite, em poucos dias, dar subsídio para uma traçado alternativo, podendo configurar no sistema as restrições de elevação com os modelos digitais de superfície e tipo de terreno (MDS e MDT), com restrições de passagem, a saber:
Áreas urbanas;
Áreas de Agricultura;
Florestas;
Áreas de água.
Assim como a inclusão de áreas restritas solicitadas pelos nossos clientes como áreas indígenas, de preservação ambiental, aeroportos entre outras.
Calibradas as restrições acima e, com o eixo da linha geoposicionado, podemos entregar em até 5 dias um relatório analítico das áreas totais de cada tipo de ocupação de terreno encontrada dentro dos limites da faixa de passagem acordados (que podem variar de acordo com a solicitação do contratante).
Rota alternativa que evita o desmatamento através da passagem florestal
Resultados esperados
Ao fim da análise entregamos os seguintes produtos:
Relatório analitico (analytics);
Relatório de imagem geoespacial;
Arquivo de dados de geoposicionamento em formatos CAD.
Relatório de análise (analytics)
No relatório de análise, informamos das áreas totais de cada tipo de ocupação de terreno encontrada dentro dos limites da faixa de passagem acordados (que podem variar de acordo com a solicitação do contratante), a extensão da rota alternativa, e a imagem comparativa das alternativas selecionadas.
Solicite uma demonstração!
.
Comments